Você é o visitante

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

GOVERNO MANDRAKE


GOVERNO MANDRAKE
Quem não conhece o personagem Mandrake da estória em quadrinhos?
Para quem não sabe, Mandrake é um mágico. Como todo mundo está cansado de saber, mágica é ilusão. Logo, toda magia é elaborada tecnicamente para iludir pessoas. Algumas mágicas são incríveis, com efeitos espetaculares de ilusionismo. Mas o maior truque do mágico é tirar a atenção do povo que, aparentemente o observa atento. Enquanto as pessoas ficam ligadas nas palavras, os movimentos do mágico não são percebidos e é aí que acontece o truque. As pessoas ficam encantadas com a proeza dos grandes mágicos e há até quem acredite que ocorreu o que na verdade não aconteceu. Esse é o truque. Essa é a verdadeira mágica.
O Governo Mandrake brasileiro faz exatamente isso quando mostra, por meio de propagandas, que o Brasil está vivendo seus melhores dias. Vem-nos imediatamente à memória o personagem das estórias em quadrinhos. É certo que o ilusionismo criado por este Governo que aí está, vem envolto em tecnologia avançada, com discursos e números inacreditáveis. Apresenta como verdade aquilo que não é. Ou seja, ofende e vilipendia o nosso povo.
Hoje o que o Governo faz é um leilão da nossa pátria, entregando-a ao capital estrangeiro e oprimindo o brasileiro que cada dia paga mais impostos. São políticos sem caráter, corruptos, vendidos, que se apóiam mutuamente e votam favoravelmente a todo tipo de falcatruas. Ao mesmo tempo, apresentam um país onde reina a legalidade. É realmente um número de mágica para deixar qualquer Mandrake no chinelo.
Vejamos o caso da Amazônia: o Governo diz que ela é nossa e o que vemos é seu total loteamento e seu assustador desmatamento. Enquanto o Governo e seus aliados ludibriam o povo com discussões e polêmicas - tirando-lhes a atenção para o que realmente importa-, a nossa soberania vai sendo atingida justamente na Amazônia, nossa maior riqueza.
Enquanto o povo fica batendo palmas para o show de ilusionismo, suas economias vão sendo corroídas pelos impostos escorchantes. Nem em países altamente desenvolvidos - o que não é o nosso caso- custa tão caro viver. Mesmo assim, se os impostos fossem corretamente aplicados teríamos Educação, Segurança Pública, Saúde e Transporte de primeiríssimo mundo. Mas não é o que se vê por estas bandas. Aqui o que se vê é espoliação mesmo. Aqui até cria-se leis para proteger companheiros, justamente aqueles que andam a margem delas.
Mas, pouco a pouco, o Brasil vai descobrindo os truques e, certamente, construirá um novo modelo político completamente diferente do atual, que não passa de uma ditadura populista, na qual o povo é enganado justamente por aqueles a quem ele confiou o seu voto.

Raphael Souza é jornalista da Revista A Voz do Brasileiro.

Nenhum comentário: