Você é o visitante

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Liberdade, Liberdade...

*Por Pastor Raphael Souza


      Liberdade é sonho de muitas pessoas, seja financeira, politica, estudantil e etc.. Mas o que vem a ser liberdade? Vários filósofos explicitaram os seus pensamentos em relação a mesma, entretanto a sociedade moderna pouco ou nada sabe a respeito de tais filosofias, menos a tal liberdade.
            Quanto menos conhecimento tem o homem, menos liberdade. O conhecimento liberta o homem de paradigmas ilusórios no que tange a liberdade, das crendices que substitui as leis. O nosso dicionário Aurelio define liberdade de uma forma simplória – É a faculdade de cada um e decidir ou agir segundo a própria determinação.
 
        Não existe liberdade no sentido estrito ou etimológico da palavra, nosso livre arbítrio nos faz chegar mais próximo desta liberdade, quanto mais temos informações qualitativas, povo informado e educado jamais será escravizado. É pertinente afirmar que o brasileiro em sua maioria continua escravos de ideologias mentirosas que levam a lugar nenhum, como se tomasse a pílula da felicidade, inserido nas propagandas politicas falaciosas de falsa liberdade.
Quando olhamos os bastidores da politica, percebemos que a liberdade sonhada e democrática é apenas para, alguns poucos detentores, e dentre os que a usam para oprimir e escravizar um povo desinformado, desconhecedores das leis, apenas em crendices e boataria. Pois a liberdade esperada depende muito das decisões politicas, e que, diga–se de passagem, que, nenhum politico precisa ou quer homens livres.
A população perdeu sua ação volitiva de questionar, os atos que interferem diretamente o seu modo de viver, a liberdade foi trocada por algumas migalhas, “cala boca” através das propagandas dos benefícios sociais, que são a melhor estratégia para  evitar o pensamento livre e manifestação popular, estas não existe, toda manifestação é de interesse de alguns poucos que detém o poder capitalista ou influêncial para satisfazer seus interesses.    

          E como diria Rousseau Como para ele não existe liberdade sem igualdade, as leis que se fundam num contexto de desigualdade só servem para a manutenção da injustiça: “Sob os maus governos a igualdade é ilusória e aparente, e não serve senão para manter o pobre na miséria e o rico na usurpação” . Em um governo assistencialista não existe igualdade. Existe comunismo. A falta de conhecimento da história de grandes lideres (principalmente dos ditadores) do passado impedem o discernimento de grandes lideres ditadores do presente.
 
         Existem vários outros conceitos de liberdade amiudados por grandes pensadores, entretanto Descarte disse; Age com mais liberdade quem melhor compreende as alternativas em escolha. Quanto mais claramente uma alternativa apareça como a verdadeira, mais facilmente se escolhe essa alternativa. Pessoas que não buscam informações, têm mais dificuldades para identificar as inúmeras alternativas que existem, pois alternativas são frutos da aquisição dessas informações.” Este pensamento é o que exatamente reflete e remete irrefutavelmente o senso de liberdade do brasileiro. Apesar da propagação da tecnologia e informação, são apenas propaganda, pois na realidade a escravidão continua a permear a sociedade, mesmo esta informação estando “por aí” como a exemplo a internet, onde a democracia é quase na sua plenitude, mas nem todos que acessam procuram uma boa página para ser lida, salvo quando obrigado por uma instituição educacional, percebemos que os sites de relacionamento  e pornôs, são os mais acessado pelos jovens e muitos adultos desavisados dos perigos. A informação tecnológica do conhecimento é pouco acessado de fato pela população só  a elite ansiosa por conhecimento acessa.  Para “Os assistidos” só interessa a informação do que poder receber, sem fazer por merecer, apenas pelo seus estado psíquico, social e intelectual miserável de uma cultura assistencialista a ermo e corruptora.
     De sorte que o comodismo promovido pelo governo, não permite liberdade de fato, apenas a ilusão de que todos são iguais, de que não há ricos e pobres, hoje não existe pobre, existe o endividado, escravo dos financiamentos e dividas promovida pelo governo para evitar o de tempo para pensar.
    Para alguns a liberdade é ausência de submissão, sendo qualidade do ser livre, um pensamento de schopenhauera, filosofo alemão, na verdade estes que assim o pensam, somente o fazem enquanto não assume o poder, ao assumir vale o ditado “democracia é quando eu mando em você, ditadura é quando você manda em mim.” Para outros mais radicais vale a filosofia popular, “democracia é quando dois lobos e uma ovelha, decidem quem será o jantar, liberdade é quando a ovelha tem uma arma.”
     A bem da verdade a liberdade só existe quando temos conhecimento, também das leis, e obtemos a informação de que precisamos de fato; mesmo assim sempre seremos escravo de algo de alguém, por ação  volitiva ou por pressão, pois trocamos apenas de senhores, ou servimos a Deus ou ao diabo, no entanto se for para ser escravo sejamos ao menos da vigilância, o preço da liberdade é a eterna vigilância, frase atribuída a Thomas Jefferson, terceiro presidente dos Estados Unidos. Poderia ele até estar parafraseando O grande Mestre que ensina; Marcos  (cap. 14)· 38 Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca.

          Por essas e outras exposições filosóficas, prefiro a palavra do Mestre, nenhuma é a melhor que de Cristo, o maior dos filósofos, o maior estadista que já existiu, o maior mártir do toda a humanidade, que morreu para libertar o homem de toda ignorância o deixando livre, do pecado e da tirania, através do conhecimento dos seus ensinamentos deixado há mais de 2.000 anos  e disse O Mestre; João  (cap. 8
32 e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. Mc.9.23 Tudo é possível ao que crê. Um verdadeiro Cristão é um homem perfeitamente livre, por deter o poder do conhecimento universal. A Bíblia. Toda liberdade é limitada, devido a liberdade do próximo, o direito de um termina quando o de outro começa. Lucas  (cap. 6)·
31 Assim como quereis que os homens vos façam, do mesmo modo lhes fazei vós também. Disse Jesus.
Foi o próprio Cristo que nos chamou a liberdade Gálatas  (cap. 5)·
1 Para a liberdade Cristo nos libertou; permanecei, pois, firmes e não vos dobreis novamente a um jogo de escravidão.

              Não podemos crer em liberdade advinda dos escravos da corrupção, II Pedro  (cap. 2)·19 prometendo-lhes liberdade, quando eles mesmos são escravos da corrupção; porque de quem um homem é vencido, do mesmo é feito escravo. Cristo incomodou o império Romano porque falava de liberdade, não uma liberdade física, mas, uma liberdade espirito, de expressão e de consciência, nos dando poder de ação volitiva imanente, sem a influencia de terceiros.
Conclusão: João  (cap. 8)· 36 Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.



Nenhum comentário: