Você é o visitante

sexta-feira, 29 de julho de 2011

SIMULACRO DE GOVERNO





Aileda de Mattos Oliveira*



Mais de oito anos, quase uma década, e o país mergulhado numa empulhação de democracia, às escâncaras! No âmbito da verbalização, o subgoverno, pretenso pós-modernizador, pratica constantemente o gramaticídio, quando as palavras, na semântica tortuosa das oratórias dos políticos e do governo, são letalmente feridas, segundo interesses reivindicatórios e bajulatórios da ocasião.

É um monólogo de araras, no qual se constata que o país só tem poderosos, mas não Poderes. Todos em defesa das mesmas teses amorais, pois sofreram, preventivamente, mimetização comportamental.

Por serem as reproduções, simulacros da realidade, não se pode considerar, portanto, “democracia”, a aberração que se impinge à nação. Não se pode considerar “Congresso”, um ajuntamento de espécimes sem qualificação para ali estarem. Não se pode considerar “Executivo” a cabeça de Governo que recua de suas decisões a todo instante, por imposição de um partido. Não se pode considerar um “Supremo Tribunal Federal” o que usa a Constituição como pretexto para oratória sofística, ignorando que há vida inteligente no meio da população ovelhum. Não se pode considerar “Imprensa Livre” quando um editorial defende não sei por que razões o STF, hoje, apenas, sigla, já perdidas as suas funções. (O Globo, 17/6/2011, p. 6)

A sofística dos medíocres representantes desta nação fez da Constituição um equipamento pendular para justificar as constantes oscilações de posição, de acordo com o lado que faça tilintar, mais sonoramente, as moedas benfazejas, transformadas em privilégios difíceis de recusarem, pelo hábito de aceitá-los.

O falacioso ex-Supremo se agarra ilicitamente à letra constitucional para torcê-la, pisoteá-la e transformar “liberdade de expressão” em apologia à cannabis e a outras tantas aberrações, combatidas pelos incansáveis defensores da nação, no espaço virtual. Não tem, contudo, este “Supremo”, a mesma desenvoltura interpretativa, dentro dos cânones verdadeiramente constitucionais, no momento de defender a integridade territorial, cedendo à intromissão de forças externas na soberania nacional. Não esqueçamos a Raposa!

Não para por ai o palavrório aparentemente desarticulado. Os pequenos senadores desta república traída não precisam mais discutir o fim do sigilo eterno dos documentos referentes à soberania nacional. De forma capciosa, foram indicando dados das tais Cartas de Fronteiras que não poderiam vir a público. Como não, se já foi citado pela imprensa o que seria sigiloso? Interpretando-se o discurso político dos simplórios senadores, chega-se a pensar que, naquele momento, ao fornecerem indícios sincopados aqui e ali, lançados ao ar, davam indicações perigosas de estarem disponíveis a uma troca de ideias. Se não desejam uma interpretação virulenta de mercenarismo, limitem-se ao necessário, eliminem a verborragia de suas retóricas equívocas, já que mal sabem usar a língua.

A vacilante Rousseff aceita o fim do sigilo perene de documentos que desenharam as fronteiras do país, mas, opostamente, segundo a Veja.com (28/6/2011), “pede à base que mantenha sigilo sobre as licitações”. Escancara os arquivos sobre a soberania do Brasil (que não lhe pertence), aponta aos amigos de lá as brechas por onde devem entrar, cedendo, com submissão, aos seus iguais. Para esconder os rombos do erário, quanto às licitações, declara sigilo, este sim, eterno.

A simulação de que estão empenhados em governar para o país e não no interesse próprio não resiste à leitura de suas frases mal-estruturadas, condenatórias do que lhes vai na alma. Chega-se, então, à dissimulação, marca cultural dos políticos brasileiros, alheios aos interesses da nação, mas atentos à “parte que lhes cabe neste latifúndio” (1).

Este é o tal governo socialista, simulacro de governo democrático, pífia obra de esquerzoides apátridas.

(*Prof.ª universitária, membro da Academia Brasileira de Defesa.

EU NÃO AGUENTO MAIS!





"Só existem dois grupos em verdadeira luta no Brasil: os que estão roubando e os que querem roubar."

Ex-deputado Tenório Cavalcanti



Waldo Luís Viana*



Durante quase dez anos, na tribuna livre da Internet, contrariando até um pouco a minha modesta natureza, procurei escrever sobre temas políticos, aproveitando-me, inclusive, de 2002 para cá, do rico manancial como paradigma crítico do que foi, tem sido e será o governo do PT.

Quem me acompanha até – e com paciência, o que muito agradeço – sabe que procurei trazer aos leitores aspectos um pouco desconcertantes da realidade que vivíamos, dado o meu temperamento telúrico de poeta, que vibra antes de tudo com o coração, dentro do espírito do homem cordial, descrito por Sérgio Buarque de Hollanda em seu já clássico “Raízes do Brasil”.

Eis que, embora tenha dado adeus às armas, tenho visto um panorama tão adverso e promíscuo, que ouso agora responder à pergunta que tanto me fazem e que adiava, como ardil, em responder: ó poeta, o que vai ser de nós?

Não há esmero em ver de nós a imagem no espelho – diria eu, entre atônito e aflito. Não há setor da Nação (danada, mesmo!) que não se aperceba do lado oculto, do sistema perverso engendrado pelo PT para governar. Fez-se do Brasil a imagem e semelhança do partidinho – e como dói!

Esqueceu-se, em primeiríssimo lugar, do que é certo ou errado. Os barbichas de língua presa instituíram, a muque, o dualismo entre o “adequado e inadequado”. O trato da coisa pública, que deveria ser “res sacra”, não passa mais pelo crivo da exação, da coragem e do comportamento probo, considerados excrecências diante dos objetivos a atingir. É o mesmo e surrado “os fins justificam os meios”, transformado em política pública como em qualquer regime dito socialista de Estado.

Onde não há Deus, forma-se uma nomenclatura, preocupada com a história tão somente, como deus imanentista e de latrina, entronizando-se um chefe de Estado que deve ser venerado pelo povo como ícone religioso. O perigo desse herói, de pés de barro, é morrer de cirrose ou de câncer...

O segundo ponto é esquecer os indivíduos, enquanto tais, para entronizar a velha visão marxista de homem social, que em nossa bagunça tropical não é “social”, mas eleitoral. Transfere-se para um grupo ou classe agregados um conjunto de migalhas e atenções, antes desavindas, para apenas retirar delas a continuidade do poder. Não há diferença daquela prática política e fisiológica do passado, em que o coronel fascista fornecia dentaduras, bicas d’água, óculos e um par de sapatos em troca de votos, porque hoje a indecência é tecnológica e feita por cartão magnético.

Desprezados os indivíduos, sobrevem o terceiro ponto, que rebrilha aos olhos como bofetada: para que a sociedade seja equiparada ao soba analfabeto, cachaceiro e ignorante, é preciso que se ponha de lado a cultura do passado. Nada de Machado de Assis, Rui Barbosa, Euclides da Cunha e Monteiro Lobato, mas a mais rastaquera substituição cultural de tudo o que nos é mais caro e custou a construir: um fácies de nacionalidade, uma singularidade que foi atraiçoada como “nunca neste país”.

O que Lula provocou em oito anos de governo não conseguiremos reconstituir em vinte, ou seja, retomar a nossa estima como Nação maior, mesmo sem prêmio Nobel (vejam só!), mas com uma proposta digna de educação, segurança e saúde de massas!

A substituição cultural de laboratório que se procedeu para que esse senhor se tornasse gênio da raça, nós todos estamos vendo, cumprindo notar – na hora do espanto – que a sua sucessora tem todos os seus defeitos, mas nenhuma de suas apoucadas qualidades...

O quarto momento, mais insidioso e visceral, é outra tentativa de laboratório de contrariar o epigrafado deste artigo: reunir a esquerda, abjeta, mentirosa e faminta que chegou ao poder, à direita oligárquica que só quer manter privilégios, os postos de erva daninha obtidos à custa da mais sofisticada exploração do Estado, que precisa estar enfeixado em suas mãos, como sublime constelação público-privada.

No Brasil, não existe mais o conflito entre os que estão roubando e os que querem roubar: finalmente, após um pouco mais de cem anos de República, os grupos afoitos se reuniram e estão se entendendo. Todas as nossas instituições, contaminadas e aparelhadas, estão enfeitiçadas pelo mesmo micróbio, pérfido e matreiro.

A corrupção hoje é política de Estado e mãe pressurosa dos Três Poderes. Nada escapa, amigo leitor, ao seu olhar atento. Ela é a devassidão onipotente e onipresente do deus materialista que se entronizou em nossa máquina pública.

Se temos a corrupção como política de Estado, então nada pode escapar a seus encantos, inclusive porque ela expulsou, lá por cima, o certo e o errado – recordam-se? Um bandido de paletó e gravata apanhado gera pane universal, porque foi um “cochilo do sistema”. É ele, o sistema que se sente ultrajado, não a Pátria, jamais a “res sacra”...

Sabemos que o país caminha para uma crise cambial e para a insolvência a passos largos. Sabemos que, depois de todo o período Vargas, de industrialização, temos agora o histórico período petista, de “desindustrialização”. O país financia-se por juros altos e obscenos, oferecidos aos rentistas externos em bandeja de prata e estiola o seu comércio exterior e obriga a indústria a padrões de prevenção, isto é, aumento pavoroso de preços, perdas homéricas de competitividade com o exterior e uma inflação embutida e preventiva, que logo ficará exposta em toda sua nudez.

Finalmente, contudo, a arvora de decisões petista teria de expandir, em si mesma, todo o seu resplendor: a mentalidade maior, do dolo federal teria de ocorrer nas demais instâncias, estadual e municipal. Além da cornucópia de impostos para sustentar toda a farra, porque o brasileiro não se importa em sangrar, as classes dominantes (as “zelites”) permitem que o quadro dantesco se repita ao nível municipal: temos as máfias de transportes, de lixo e do saneamento, compondo o regime de superfaturamento necessário às próximas eleições, construído diligentemente, no contexto maior, pelas empreiteiras e bancos.

Agora, desesperados, dirão vocês: qual é a solução? Responderia, eu, da mesma forma humilde com que brindei meus leitores na Internet por quase dez anos, nada! Tudo continuará como está, dependendo do sistema que aí se instaurou.

O comissariado fascista-marxista-comunista que nos domina comprou todo mundo e tudo permanecerá como está! É bom para os donos do poder e seus vassalos e vassalinhos.

No entanto, creiam, tais mecanismos, com a velocidade da História criam pelo caminho uma entropia e os tecidos vão paulatinamente se necrosando. Por isso, estou tranquilo. Trancado em casa, espero a morte desse “regime” que tem dentro dele – está claríssimo – todos os germens históricos da própria destruição!

___

*Waldo Luís Viana é escritor, economista e gosta de fazer versos.

Teresópolis, 28 de julho de 2011.

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Comentário nº 101– 10 de julho de 2011



Assuntos: Aconteceu no País; Ministérios e governabilidade: Juros da Dívida e Ninguém quer a Marina
Aconteceu no País
Foi tolhido o direito de defender sua casa por extrema burocracia, enquanto o bandido facilmente consegue armas com alto poder de fogo.
Retirar as armas das pessoas de bem foi fácil. Elas cumprem a Lei. Já desarmar os bandidos parece impossível. É mais seguro agir como bandido e manter a arma em casa.  Melhor ser julgado por sete do que carregado por seis
Uma massa de ar polar está fazendo com que as temperaturas na região Sul do país despenquem, especialmente no Rio Grande do Sul. O frio toma conta de várias regiões sem intervalo de aquecimento como poucas vezes se viu. Dá para acreditar no aquecimento global?
Em Roraima, a Eletronorte não consegue  realizar manutenção da rede elétrica que leva energia da Venezuela até Boa Vista e outros municípios.A reserva indígena São Marcos  impede. A Associação dos Povos Indígenas da Terra Indígena São Marcos  exige dinheiro para permitir a manutenção. A Associação estaria também exigindo repasse de R$ 8 milhões para permitir a instalação de uma rede de fibra ótica para internet banda larga que também atravessará a reserva.
O interessante é que a região de São Marcos foi a primeira colonizada em Roraima, e até a homologação da reserva abastecia Manaus de carne. As fazendas mais antigas eram bi-centenárias. Com a criação da reserva, os índios a abandonaram depois de matar o gado e em massa emigraram para Boa Vista. Agora, certamente orientados pelas ONGs, , novamente se reuniram para extorquir mais algum dinheiro 
A construção de uma  hidrelétrica no Rio Cotingo acabaria com a dependência da energia venezuelana e evitaria tal situação, mas por uma década  o Conselho Indígena de Roraima tem impedido a construção.

Ministérios e governabilidade
        Sabemos que neste regime hibrido de presidencialismo parlamentarista a presidente não pode bater de frente com o Congresso. Lula, para governar,  “comprava” os partidos distribuindo ministérios (e parlamentares com o mensalão). Dilma, mais nacionalista, parece-nos querer agir tecnicamente, mas até que ponto conseguirá fazê-lo sem bater de frente e não conseguir governar? A queda do min. Nascimento foi aplaudida pela nação, mas pode afastar o apoio de 40 deputados. Para manter o apoio do PR, deixará o ministério dos Transportes com o partido? Bem, o Maggi poderia ser uma esperança; é um empresário bem sucedido e já teve atitudes desenvolvimentista s, mas com a recusa, se a Presidente Dilma quiser que funcione terá que chamar um oficial da Engenharia do Exército pelo menos para fiscalizar.
Até quando, em nome da governabilidade, ainda teremos que agüentar o atual min. Da Educação, com seu Kit Gay e livro que ensina a falar errado?
Outros ministérios merecem ainda uma atenção especial. Loteados pelos partidos, dificilmente poderiam ter a eficiência de organizações dirigidas por técnicos, mas  destacamos alguns que, mesmo que fossem bem administrados, não teriam razão de existir: o da Cultura, com seu pagamento para uma amiga recitar uma poesia por dia; o dos Esportes, que não acerta o orçamento nem realiza as obras; o do Turismo, que nada faz e o da Pesca, que nem sabe ao que veio

Economia e Juros
Todos sabem que nossos juros da dívida são os mais altos do mundo. Tão altos que os especuladores pedem empréstimos lá fora a juros mínimos e trazem o dinheiro para emprestar ao nosso governo. E o Banco Central diz que os juros altos são para retirar o dinheiro de circulação.
 O que nos faz manter estes juros num nível que nos sangrem como veias abertas? O receio que o dinheiro seja retirado? – Permanecendo no País teriam que ser encaminhados para atividades produtivas. Receio que saia do País? – Saindo, resolve o problema da excessiva valorização do Real, que está acabando com a nossa indústria.
Consta que os juros perfazem 44% do orçamento; equivalendo a construção de 20 Milhões de casas populares ou a aumentar o Bolsa Família de R$ 90 para R$ 4.800 por mês. Nada pode justificar isto, a não ser que altos escalões estejam tirando lucro pessoal com essa situação.
Brasil, desperta!

Nem o PV quer Marina por perto
Tal como Jânio em 61, Marina Silva esperava que o Partido Verde lhe entregasse todo o poder de prejudicar ainda mais o progresso.  Marina — que saiu da eleição passada com quase 20 milhões de votos, pensou que isto bastaria para fazer o que quisesse.
Enganou-se. O Brasil não deseja a sua agenda. Nem mesmo o PV. Quanto aos votos, ela recebeu só meia dúzia de votos dos ecoxiitas. Os outros, milhões deles foram de protesto, dos que não desejavam nem o Serra nem a Dilma (muitos já mudaram de opinião) e mais uns quantos que acreditavam na honestidade dela, já desmascarada pelo dep. Aldo Rebelo
Só quem quer a Marina são as ONGs, controladas pelos governos dos EUA e do Reino Unido. No exterior, certamente receberá as maiores homenagens, mas no País, quanto mais conhecida sua atuação, mais ela será repudiada. A começar por sua terra, o Estado do Acre. Lá ela já perdeu a última eleição.
O governo Lula teve seus méritos e seus erros. O maior destes últimos foi nomear (por imposição estrangeira?) a Marina como ministra do Meio Ambiente e dar-lhe força para paralisar o País. Ela impediu a construção de estradas, de hidrelétricas, prejudicou a agricultura, criou imensos parques onde brasileiros não podem entrar, promoveu o MST e facilitou a divisão do País em reservas indígenas, e muito mais. Em toda era Lula, o Brasil só avançou quando Marina perdeu a queda de braço para o PAC.
Com o passar do tempo, Marina e os ecoxiitas que a acompanham serão reduzidos a sua real pequenez; assim como aconteceu com o Gorbachov na Rússia: adorado no exterior. Desprezado na Pátria

Que Deus guarde a todos vocês
Gelio Fregapani

O relatório de inteligência no. 251/82260, de 9 de maio de 2011, da Agência Brasileira de Inteligência, a ABIN, identifica, uma por uma, as organizações estrangeiras que boicotam a construção da Usina de Belo Monte.UBLICARAM NA ÍNTEGRA  !!
http://www.conversaafiada.com.br/brasil/2011/07/04/abin-identifica-as-ongs-estrangeiras-que-boicotam-belo-monte/

Nova esquerda" aposta em índios, como vetores da revolução marxista

Cel. Soriano:No site http://www.correiodoestado.com.br/noticias/indios-reinvindicam-mais-322-reservas-no-brasil_116812/ tem escrito sobre a criação de mais de 322 novas reservas indígenas no Brasil. Roraima, onde os índios tem quase 90% do território é só um exemplo do que esperam vários estados do Brasil. Peço-lhe que leia o site acima (  http://www.correiodoestado.com.br/noticias/indios-reinvindicam-mais-322-reservas-no-brasil_116812/ ) e que note que quem reinvindica tais reservas, feitas todas com terras roubadas de não índios, são todas organizações da esquerda brasileira, como o CIMI. 
E no site http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/por-que-o-cristianismo-e-moralmente-superior-a-esquerda-materialista-ou-a-estupidez-dos-jantares-inteligentes/ o entrevistado fala:"Existe ainda a nova esquerda, para a qual não é mais o proletariado que carrega o sentido da história, como queria Marx. Os novos esquerdistas acreditam que esse papel hoje cabe às mulheres oprimidas, aos índios, aos aborígines, aos imigrantes ilegais. Esses segmentos formariam a nova classe sobre a qual estaria depositada a graça redentora. Eu detesto política como redenção."

Índios e o Retrocesso...



*Hiram Reis e Silva, Porto Alegre, RS, 24 de julho de 2011.

“(...) o advogado Isaac Duarte Barros Júnior dedicou toda a sua vida profissional a realizar a justiça no Tribunal do Júri, contribuindo para o aperfeiçoamento das instituições democráticas. Seu enredamento em ação criminal é injusto, arbitrário, despropositado e preocupante para toda a sociedade, uma vez que o direito elementar do pensamento e da liberdade de expressão foi atingido com a criminalização de uma opinião vazada em artigo". (Nota da OAB-MS, junho de 2009)

-  “Liberdade de Expressão” no País Tupiniquim

A “Justiça Federal” de Dourados condenou o colunista Isaac Duarte de Barros Júnior, do jornal “O Progresso”, de Dourados, MS, a dois anos de reclusão e ao pagamento de uma indenização “surreal” que pode ultrapassar os R$ 30 milhões. A ação proposta pelo procurador da República Marco Antonio Delfino de Almeida, em fevereiro de 2009, foi aceita depois de receber denúncias de indígenas a respeito do artigo “Índios e o retrocesso...” publicado, no dia 27 de dezembro de 2008, no qual o autor corajosamente e usando a prerrogativa constitucional da “liberdade de expressão” expôs seu pensamento a respeito da questão da demarcação de terras indígenas no Mato Grosso do Sul e no Brasil, realizada dentro de critérios puramente ideológicos e sem qualquer fundamentação constitucional ou antropológica.

Na sentença, Marco Antonio afirmou que a “liberdade de expressão” não é uma garantia absoluta e que “a dignidade da pessoa humana, base do estado democrático de direito, prevalece sobre qualquer manifestação de pensamento que incite ao preconceito ou à discriminação racial, étnica e cultural”.

-  Carta Magna à Deriva

Art. 231 - São reconhecidos aos índios sua organização social, costumes, línguas, crenças e tradições, e os direitos originários sobre as terras que tradicionalmente ocupam, competindo à União demarcá-las, proteger e fazer respeitar todos os seus bens.

O artigo 231 da Constituição Federal é taxativo ao se referir às terras que “tradicionalmente ocupam, mas a FUNAI e “togados alienados” comprometidos com ONGs estrangeiras teimam em aceitar demarcações em áreas de fronteiras e imensas terras contínuas baseados no conceito “tempos imemoriais” contrariando a Carta Magna do País.

O Mato Grosso do Sul (MS) e toda a população brasileira continuam reféns de decisões que, longe de resgatarem valores indígenas, estão condenando-os ao ostracismo e estimulando, cada vez, reações discriminatórias. Para se ter uma idéia do que acontecerá no futuro à nova “Nação Guarani” basta fazer uma visita à caótica e incompreensível “Terra Indígena Raposa e Serra do Sol (TIRSS)”. Indígenas da Argentina e Paraguai estão ansiosos para participar do espólio patrocinado pela FUNAI no MS, assim como aconteceu com os nativos Venezuelanos e Guianenses que invadiram a TIRSS.

-  Operação Mapuera (MAPEx) e a Homologação TI Wai-Wai

Vamos fazer uma pequena digressão histórica para que se possa aquilatar com que “isenção e critério” a FUNAI trata da Demarcação das Terras Indígenas. Na década de 60 foi desencadeada a Operação Mapuera que tinha por objetivo deslocar para o Sudeste de Roraima os índios Wai-wai, do Norte do Pará, ameaçados pelos Tiriós que habitavam o Sul do Suriname. Os Wai-wai foram trazidos de avião para a região do rio Anauá. Por ocasião da homologação das terras, curiosamente, os antropólogos da FUNAI estenderam a área inicial de 330 mil hectares para 450 mil hectares alegando que os Wai-wai ocupavam a região “desde tempos imemoriais”.

Dentro deste contexto tendo ciência de como tramam como os “pseudo-antropólogos” da FUNAI, a soldo de interesses inconfessos, compreendo a indignação do Dr. Isaac e reproduzo, abaixo, o seu artigo para que nossos leitores julguem por si mesmos como anda a “Justiça Brasileira”.

-  Índios e o retrocesso...
    Autor: Isaac Duarte de Barros Junior (Advogado criminalista, jornalista), 27/12/2008

Precisamos e urge repensarmos a nossa política indigenista no Brasil, principalmente depois que os eternos cientistas burocratas da FUNAI começaram incentivar a perniciosa ocupação de terras produtivas sulmatogrossenses. Pois, pela vontade de alguns antropólogos lotados nessa Repartição Pública e de congressistas sem a mínima criatividade, milhares de acres fecundos podem retornar ao atraso das administrações indígenas. Se essa bobagem prosperar, com os frenéticos funcionários federais demarcando as cognominadas terras indígenas e se não for combatida essa iniciativa inócua pelas nossas autoridades na esfera federal; os índios tupinambás acabarão declarados donos do bairro carioca de Copacabana e suas praias, enquanto que os índios Aymorés serão os novos proprietários do vale do Anhangabaú paulista, enfim, o resto do nosso território nacional está correndo o risco de regredir e ser declarado uma terra de índios. O mais ridículo dessa retomada das terras, é o modus operandis que se faz de maneira truculenta e arbitrária. O principio reintegratório da bugrada, fundamenta suas bases reintegratórias nas ossadas dos cemitérios supostamente de índios. Portanto, tornou-se o suficiente para se iniciar um processo de reintegração de posse indígena, os aludidos antropólogos encontrarem os restos mortais de algum bugre enterrado nalgum lugar. Acontecendo a exumação cadavérica, depois de periciada, imediatamente seus descendentes vivos se assenhoram das terras como verdadeiros vândalos, cobrando nelas os pedágios e matando passantes assim como faziam os ladrões assaltantes emboscados nas estradas do passado.

Diante do exposto, em nome da razão e dos avanços culturais modernos civilizados, os palacianos parlamentares brasileiros deveriam retirar imediatamente a tutela constitucional exercida comodamente sobre os costumes ultrapassados dos índios aculturados. Isto porque, todos os índios portadores de formação superior, automaticamente tornam-se plenamente capazes. Estes, com raras exceções, ao menor aceno político partidário, passam a praticar a política dos brancos estufando o peito, fazendo questão nos gestos, de gritarem a sua independência cultural. E já que neste país tudo se copia mesmo, não seria sem tempo se copiássemos a bem sucedida política indigenista mexicana, boliviana, paraguaia, norte-americana e de outras nações, onde os índios integram pacificamente a população na condição de cidadãos comuns. Submissos, portanto, nas obrigações legais.

Sendo descendente da família Tepes da Romênia, nem por isso, considero-me no direito legal de tornar-me um dos proprietários das terras prósperas na região da transilvânia e como advogado não me sinto no dever de pedir indenização por danos morais aos descendentes do escritor inglês Bram Stoker, pelo tudo que ele inventou a respeito dos meus familiares no seu romance. Abordo esta secular revolta familiar, apenas para ilustrar e recomendar aos índios brasileiros, maior cautela nos pretensos direitos de propriedade. Afinal, os nossos ancestrais não nos tornaram eternos proprietários de qualquer coisa mundana, principalmente da terra. O que necessitamos, com maturidade responsável, é dar urgente finalidade social e produtiva a todos os quinhões brasileiros, inclusive aqueles ocupados por índios malandros e vadios, notadamente nas nossas fronteiras tupiniquins, onde a bugrada está exportando as madeiras nobres das nossas florestas e os produtos do subsolo, aquele mesmo que segundo a lei maior, pertence ao tesouro nacional. Todavia, essa briga pela posse da terra não é nova. Os bíblicos profetas Moisés, Abraão e seus descendentes foram nômades enquanto vivos e historicamente viveram no deserto. Entretanto, há séculos o islã beligerante guerreia geográfica e religiosamente pela posse de terras. A última guerra, motiva-se na disputa pelo território palestino, onde os árabes e os judeus não conseguem chegar a um acordo sobre quem seria o verdadeiro dono do território denominado como Israel pelas Nações Unidas, isto desde 1948. A razão dessa inglória beligerância, possui como aspecto exteriorizado em todas as atitudes comportamentais : o pecúlio.

Enquanto que na “guerra” local dos nossos índios, eles lutam pela “sua” terra no solo que em realidade pertence a todos os trabalhadores rurais brasileiros. Esses agitadores índios, não é sem tempo, deveriam simplesmente ser tratados como cidadãos comuns. E nas nossas terras brasileira férteis, infelizmente isto não vem acontecendo, devido ao fato desses mesmos índios preferirem a confortável posição de viverem como tutelados em reservas indígenas, lugar onde na verdade podem permanecer praticando a vadiagem da caça e pesca, ou fazendo o que bem entendem com as riquezas naturais sem dar satisfações aos dirigentes máximos do país. Energicamente os ministros do Supremo Tribunal Federal, recentemente decidiram que esses índios não mais irão colocar em risco a soberania nacional e autorizaram sumulando, o livre trânsito das forças armadas dentro das aldeias. E estas o farão quando nelas se fizer necessária à presença do exército brasileiro, sejam em quais forem às terras ocupadas pelos índios. Quanto a mim, sou daqueles que comungam com o mesmo pensamento, pois no século vinte e um, são bem poucos os indígenas que podem ser tipificados como selvagens. Portanto, a preservação de costumes que contrariem a modernidade, são retrocessos e devem acabar. Quanto a uma civilização indígena que não deu certo e em detrimento disso foi conquistada pela inteligência cultural dos brancos, também é retrógrada a atitude de querer preservá-la...




*Coronel de Engenharia Hiram Reis e Silva
Professor do Colégio Militar de Porto Alegre (CMPA)
Presidente da Sociedade de Amigos da Amazônia Brasileira (SAMBRAS)
Acadêmico da Academia de História Militar Terrestre do Brasil (AHIMTB)
Membro do Instituto de História e Tradições do Rio Grande do Sul (IHTRGS)
Colaborador Emérito da Liga de Defesa Nacional
 

Comentário nº 103– 25 de julho de 2011



Assuntos: Ministros inconvenientes; Calote do dólar; Baixa do ambientalismo; Etc.
Demissões no Min. dos Transportes
Irritada com o desgaste de sua imagem, a cúpula do PR procurou o governo para avisar que "estão brincando com fogo”.
Dilma, mostre sua coragem e os enfrente. Até os que não confiavam estão torcendo por isto!

Mais uma do Haddad
No livro de História, do Min. da Educação, Roberta Cose tem mais destaque do que Jucelino Kubischek.
Parece que esse ministro causa mais mal ao País do que os corruptos do Min. dos Transportes. Até quando teremos que o engolir

O Calote e a Economia Mundial e Nacional
O calote norte-americano não será para agora. Muito dificilmente os EUA deixarão de elevar o teto da dívida pública até 2 de agosto.
Muitos de nossos leitores ficam intrigados com essa história de teto de dívida pública – afinal, eles não imprimem quanto quiserem? – A resposta é: os bancos sim, não o governo. Este recolhe impostos e lança títulos quando lhe falta dinheiro, inclusive para pagar os juros dos títulos anteriores. Os dólares são impressos ou criados eletronicamente por doze bancos, em função do lastro ouro ou dos ativos que possuem,
Desde muito tempo que, nos EUA, as despesas superam as receitas, e o governo vem se endividando. O congresso deles impõe um limite, que sempre vem sendo ampliado. Agora certamente será ampliado novamente.
E se o atual limite não for ampliado? – Aí os EUA não pagarão os juros; o dólar cairá vertiginosamente; terá dificuldade em comprar petróleo, minérios, produtos manufaturados das indústrias que exportou, de pagar seus funcionários, etc. Talvez tenha que tomar o que precisa. Mas certamente isto não acontecerá agora. É claro que o limite do endividamento será ampliado, para terem um tempo de preparação para a inevitável queda do dólar.
E por que o dólar cairia? – Porque os bancos imprimiram mais dólares do que existem de bens nos EUA e talvez no mundo. Tudo funcionava quando era entesourado como reserva, e indispensável para comprar petróleo e outras commodities. Já não é mais, e na medida que o mundo se conscientize que essa moeda não tem lastro, será inevitável a perda de valor e o consequente calote mundial.
Enquanto isto, os EUA se preparam, procurando retomar sua industrialização e garantir seu suprimento de petróleo e minérios estratégicos.
E nós? Como ficamos nesse contexto? – Certamente seremos afetados, como todo mundo o será. Nosso comércio exterior sofrerá forte redução, pois sem o mercado americano a China diminuirá drasticamente a importação de nossas commodities, mas o verdadeiro perigo é de agressão para tomada do pré-sal e/ou das jazidas de minérios estratégicos da Raposa-Serra do Sol ou da reserva Ianomâmi.
   Devemos nos preparar para evitar ou para enfrentar este cenário? Claro! – Para um ou outro deveremos fazer uma grande reserva de ouro (abrindo os garimpos e comprando o ouro), fortalecendo o mercado interno e protegendo a indústria nacional, fazendo tratados comerciais com os EUA, China e países da Europa para o fornecimento de matérias primas a base de trocas ou com pagamento em tecnologia (para evitar a necessidade de nos tomarem), e principalmente, nos prepararmos militarmente para manter os ambiciosos e desesperados a distância.
O que não se entende é o aumento dos juros pelo Banco Central; os juros mais altos do mundo. Esses juros, além de consumirem metade do orçamento impedindo investimentos governamentais, atraem imensas quantidades de dólares elevando o valor do Real, inviabilizando a indústria nacional, que perde a competitividade.
Baixem-se os juros e deixe-se que o volátil capital internacional se vá (vai perder o valor mesmo). Assim a inflação cai, sobram recursos para investimentos, o empreendorismo passa a ser mais atrativo do que os juros de capital e tudo fica resolvido. Simples? Sim, é o óbvio ululante. Só o Banco Central não enxerga.

OBS: O Pagamento de juros da dívida pública atingirá a marca de R$ 1 trilhão. O Brasil já gastou com juros da dívida pública R$ 947 bilhões desde que o chamado superávit primário começou a ser praticado, em dezembro de 1998. Em 150 meses, Estado brasileiro usou R$ 200 milhões por dia do que arrecadou com tributos para transferir aos credores da dívida. Para cumprir meta de superávit este ano, setor público ainda precisa de um arrocho fiscal de mais R$ 53 bilhões. Congresso prepara-se para votar lei que vai impedir o uso de R$ 140 bilhões em políticas públicas no ano que vem para que mais juros sejam pagos.

Informado por André Barrocal

Ambientalismo radical em baixa
Marina Silva pensa em transferir seu titulo de sua terra para o DF. Sentiu que no Acre perderia qualquer eleição, mas no DF, longe do interior, ainda encontrará bobos que acreditam nela, apesar das marcas de corrupção mostradas por Aldo Rebelo e das ligações com as ONGs estrangeiras, conhecidas por todos os nacionalistas.
Já é conhecido que estudos das mais famosas entidades de pesquisas rurais dos EUA recomendam o cerceamento de nossa produção agrícola, que tende a alijar a produção deles do mercado. Querem que o Brasil se limite a produzir ar puro, ou seja“Farms here, forest there" (Fazendas aqui, florestas lá), ou seja: pretende que o Brasil arque sozinho com o ônus ambiental, enquanto os Estados Unidos cuidam da produção de madeira e de alimentos.
O termo "reserva legal só existe aqui. Foi-nos imposto por Marina e essas ONGs, que não se mostram indignadas com a degradação ambiental em seus próprios países. Se "reserva legal" fosse unanimidade, não existiria só no Brasil.
O que está em pauta é uma guerra pelo mercado de alimentos, em que o ambiente é mero pretexto. Alguns nela embarcam de boa-fé, por inocência e desinformação; outros, de má-fé mesmo. Este, pensamos é o caso da Marina.

Não deu certo
A campanha anti-armas está minguando. A Globo fez uma pesquisa e obteve 81% de repudio. Parou de falar no assunto. Fala-se que o senado também fez sua pesquisa, com resultado semelhante. Certamente a campanha será reativada em função do terrorismo na Noruega, mas evitarão dizer que, se houvesse algumas pessoas (de bem) armadas no local, a tragédia teria sido menor.
Mingua também a campanha de incentivo ao homossexualismo. A Globo já mandou retirar das novelas

Que Deus Guarde a todos nós
Gelio Fregapani

CRUÉIS E LENIENTES


Prof. Marcos Coimbra
Membro do Conselho Diretor do CEBRES, Titular da Academia Brasileira de Defesa e da Academia Nacional de Economia e Autor do livro Brasil Soberano.
As atuais autoridades brasileiras  são ao mesmo tempo cruéis e lenientes. Extremamente sádicas com os cidadãos dignos, honestos e de bons costumes. Irresponsavelmente frouxas ao lidar com marginais frios e perigosos.
É uma triste constatação, baseada na observação real dos fatos. O cidadão brasileiro paga uma das mais altas cargas tributárias do mundo (cerca de 35% do PIB), talvez a maior dos emergentes. Isto de acordo com dados oficiais. Caso consideremos a sonegação e a economia subterrânea, concluímos que o percentual é bem mais significativo, chegando a alcançar 50% na classe média tradicional. Em contrapartida seria indispensável a retribuição proporcional dos diversos entes federativos, sob a forma de prestação de serviços capazes de atender às necessidades coletivas, de modo digno.
Isto não ocorre. Os órgãos arrecadadores são eficazes e implacáveis. Os (ir)responsáveis que possuem a missão de atender ao esperado pelo povo são ineficazes, obrigando os cidadãos a procurar a iniciativa privada. A situação é extremamente grave no relativo à infra-estrutura social. Hoje em dia, mais de 45 milhões de brasileiros são usuários de planos particulares de saúde e são mal atendidos, com as exceções de praxe.
 O sistema particular de saúde é dispendioso, prometendo mundos e fundos, mas no instante do atendimento parece retroceder ao padrão do precário sistema público de saúde. A marcação de consultas é massacrante. O interessado deve ter uma paciência digna de Jó para conseguir fazer exames laboratoriais e radiológicos. Para conseguir um ato cirúrgico então. É um verdadeiro 13º trabalho de Hércules. As mensalidades são periodicamente reajustadas, mas os profissionais de saúde não. Um médico é obrigado a atender um mínimo de 25 pacientes em uma jornada de quatro horas de trabalho. Na hora da emergência, não há vaga nos hospitais.
Na educação reina o caos. A começar pela nefasta atuação do ministério da Educação, órgão que deveria ser o principal responsável pelo ensino no país. A sucessão de erros, representada pela edição de livros com sua chancela, contendo barbaridades, verdadeiros atentados contra a língua portuguesa e as ciências matemáticas, além da tentativa de divulgar o “kit gay” já seria motivo suficiente para demissão do titular da pasta. E tal descalabro é agravado com a série de enganos cometidos na condução do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). O ensino fundamental continua a formar analfabetos funcionais e o ensino médio sofre tentando corrigir as lacunas existentes em vão. O ensino superior público é insatisfatório e o privado cada vez mais mercantilizado, verdadeiras fábricas de diplomas.
Mas o pior é quando o cidadão necessita recorrer a serviços criados pelos governantes para exercer a sua cidadania. A “via crucis” é interminável. Carteira de motorista, renovação, passaporte, registro de arma, vistoria de automóvel, carteira de identidade e outros. É um verdadeiro tormento. De início, a dificuldade em agendar a data. Em seguida absurdas exigências, capazes de fazer a vítima voltar ao local do martírio mais de uma vez. A informação sai a conta-gotas. Cada dia é uma exigência nova. E a postura do atendente é intimidadora. Parece que ele está fazendo um favor. Taxas caras são cobradas e maquiavelicamente os prazos de validade dos documentos são encurtados e novas exigências impostas. Geralmente, há um aviso de que é delito passível de punição o desacato a servidor público, para deixar bem claro quem manda. E não estamos falando de tarefas mais difíceis como a de recuperar o carro em um depósito de veículos apreendidos. O cidadão é tratado como marginal.
Já a vida do marginal é sucessivamente aliviada. Principia pelo tratamento dispensado a um menor infrator com menos de dezoito anos, de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Apesar de já ter até cometido assassinato, ele terá no máximo uma internação até dezoito anos e excepcionalmente vinte e um anos. Agora mesmo, no município do Rio de Janeiro, há uma discussão entre a secretaria de Assistência Social e organismos como a OAB, Conselhos Regionais de Enfermagem e Serviço Social e assemelhados, no relativo à internação compulsória de crianças e adolescentes dependentes de drogas. Ora, qual é a alternativa proposta pelos críticos à medida adotada? A solução é deixá-los morrer na rua?  Caso achem que o abrigo não é adequado, porque não construir outro mais adequado? Caso não consigam, façam um cadastro dos dependentes e cada um leve para sua casa um deles. É demagógica e irresponsável esta postura do “coitadinho”.
Quanto aos maiores, a recente Lei 11.403/2011 sobre a prisão preventiva e outros assuntos demonstra claramente a intenção dos atuais detentores do poder político no Brasil. Ao invés de construir presídios para acautelar os condenados, é mais fácil criar artifícios para liberá-los e soltá-los nas ruas, sem a necessária recuperação para que voltem a cometer crimes contra os indefesos cidadãos. O marginal é tratado como cidadão.
Os cidadãos, apesar do resultado do referendo sobre a comercialização de armas e munições, na prática estão proibido de sequer possuir uma arma de fogo de defesa pessoal, devido à orientação do ministro da (In)Justiça aos órgãos auxiliares para não permitir a compra, nem a renovação do registro de armas de fogo.
Correio eletrônico: mcoimbra@antares.com.br
Página: www.brasilsoberano.com.br (Artigo de 26.07.11-MM).