Você é o visitante

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

JORNALISMO É TALENTO, IDEALISMO E DEMOCRACIA COM OU SEM DIPLOMA.



Se existe uma classe que realmente lutou pela democracia e não pelo poder foi a classe jornalística, que sofreu atrocidades e censura, mas nunca se calou diante dos seus algozes. Existem outras classes que disseram lutar pela democracia; entretanto, depois que assumiram o poder se impõem como autênticos ditadores. Mas, esta mesma luta continua enquanto os detentores dos resquícios da ditadura ainda quiserem imperar em um país democrático como o Brasil.
Jornalismo de talento é o retrato fiel da democracia e é sabido que os jornalistas de mais talentos no país não têm diplomação em jornalismo, são os sobreviventes que apóiam a luta justa para o jornalismo realmente livre e competente, isto não subentende que o diplomado não tenha competência.
Jornalismo é um trabalho social, humanitário e de idealismo que irá contribuir para a sociedade, visto que um idealista produz contribuição social para a humanidade. A questão financeira é apenas uma conseqüência de reconhecimento natural, quando o jornalista faz um trabalho sério e não de ridicularização da pessoa, mas também de valorização do individuo. Quanto a visão financeira e empregatícia em primeiro plano, nada contribui para a sociedade apenas para o próprio individuo.
Quanto mais se elitizar o jornalismo, mais se distancia do idealismo democrático e da verdadeira liberdade da expressão, acima de tudo do grande talento jornalístico, que não precisa ser visto ou se ter oportunidade na mídia já elitizada, ele simplesmente aparece e é visto pela sua ousadia e verdade natural, e não é elaborada num banco de faculdade que frustra os ideais do acadêmico, fazendo com que apenas se comercialize o conhecimento adquirido, e não garante o talento e a arte de escrever. Quanto ao escrever é necessária uma visão humanista, social, crítica e com discernimento que só uma experiência de vida, análise do mundo e intelectualidade natural, sem influencia externa, o que nenhuma cadeira acadêmica pode oferecer. Infelizmente em todos os cursos universitários têm comercializado a formação obrigando ao futuro profissional a ter ideais apenas financeiros e de status, quando não se prepara apenas para fazer um concurso público, furtando assim o idealismo democrático de dar transparência e verdade no jornalismo, que não anda de acordo com a vontade do sistema, e sim, na contramão da mentira.
De outra sorte exigir diplomação é retroagir aos tempos da ditadura – sendo agora moderna -, coibindo a coragem, transparência, verdade e esclarecimento à população; isto sabe apenas quem sobreviveu à censura da ditadura.
Não existe curso de idealista e compromisso social, isto está na índole. Quanto à competitividade desleal alegada, ela não existe. A competitividade de mercado será disputada sempre entre talentos, quem tem talento aparece se impõe no mercado fazendo a diferença e contribuindo socialmente para sua geração, quem não tem desaparece, não permanece e não faz diferença na sociedade, isto com ou sem diploma.
A criação da ABJ (Associação Brasileira de Jornalismo) tem o objetivo justo que é associar com diploma ou sem, e fornecer aos associados suporte para fazer também desabrochar talentos e os idealistas que tanto o Brasil necessita, de cidadãos compromissados com a liberdade imprensa. Se todos entenderem a proposta, com certeza teremos um Brasil mais justo. Porque jornalismo é uma obra social, levar conhecimento, informação fiel e independente sem a preocupação preconceituosa.
É importante ressaltar ainda que, a ABJ não irá associar qualquer pessoa que diz jornalista como se protagonizam pelas falácias, e sim o jornalista de fato que tem em sua natureza a arte não apenas de escrever, mas de ver o mundo e saber expressar jornalisticamente a verdade sem influência contrária. Cada qual com sua visão diferenciada, sem a necessidade de repetir notícias de uma mesma agência de informações monopolizada com as mesmices que tornam o jornalismo sem graça e sem interesse pelo povo, que é justamente o antagonismo do objetivo do jornalismo que é contribuir socialmente e despertar interesse da população.
O mais importante agora é que o fato está consumado, a liberdade de expressão está ganhando seu corpo e não há mais como retroagir um processo natural e evolutivo de um país democrático inserido em um mundo sem fronteiras.

Raphael Souza é jornalista, editor da Revista A Voz do Brasileiro e vice-diretor da ABJ (Associação Brasileira de Jornalismo).