Você é o visitante

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

O QUE NOS TORNA SER HUMANO?



Por Pastor Raphael Souza

O homem é o que pensa, fala, escreve e faz, dentre estas quatros atitudes típica do homem racional, deve haver coerência entre elas, no entanto tratar do assunto “O que nos torna ser humano?” deve haver um mínimo de coerência, pois é apenas tergiversação quando não praticado. Poderíamos buscar na sociologia tal resposta, na filosofia até mesmo na ciência e educação, mas seria pouco para descrever tal ação, que é de uma volição perene. Pois a ação humanística ela é prática, a teoria não leva a prática da humanização, pode até nos dar uma noção. Muitos falam e pregam com grande oratória, porém sem poder demonstrar em suas atitudes. São ouvintes falaciosos, menos praticantes. Daí ter-se uma sociedade hipócrita e emotiva, são solidários diante uma grande tragédia, mas não tem coragem e a humanização suficiente para atender a menor necessidade de seu próximo, quando bem próximo, sendo contraditório. Há os que vão até aos lugares mais remotos para levar educação, mas não tem coragem de fazer o mesmo onde estão, até por vezes exige humanização quando se necessita, e ou quando não depende da própria ação humanitária de outros.
Pode-se até dizer que torna o individuo mais humano é a capacidade de racionar, relacionar, conviver harmoniosamente em sociedade. Mas, quanto a isto é mais uma necessidade que uma ação volitiva de humanismo. Pois o homem moderno tem necessidades que só podem ser supridas através do coletivo.
Tudo que foi tratado de direito humanos, serviço social e outras benécias a fim de tornar o homem mais humano tem sido frustrada, pois o homem moderno é mais competitivo, individualista, consumista, capitalista, violento e carente de amor, afeto da humanidade tão falada, característica da desumanidade do individuo moderno.
 Conquanto o homem não possa ser aquilo que ele não é, salvo quando transformado por vários fatores, que destaco dois que estão intrinsicamente relacionados; primeiro pelo amor, que já é um milagre e segundo pelo poder transformador do sangue de cristo. Não pode o desumano ensinar humanidade.
O segundo, a sociedade é incapaz de entender, pois a sabedoria de Deus é loucura para os homens, e o homem natural não pode entender as coisas espirituais. Caso o leitor queira saber mais procure uma igreja evangélica e se oriente com um pastor.
O primeiro é mais fácil de entender, pois o amor é cantado diariamente, nas canções de diversos ritmos, mas, é difícil compreende-lo e pratica-lo. Pois o amor se aprende e é preciso amar para viver intensamente com mais qualidade de vida.
O fator principal que leva o individuo a ser mais humano, é de fato o amor, só amor constrói o amor não é egoísta, menos ainda individualista, nem parcial, nem discriminador, independente de raça e credo. O amor é puro, sem interesses próprios, o amor visa o interesse do outro independente de quem seja.
Outros fatores que leva o individuo se tornar mais humano, também peremptoriamente  é a religião e a formação educacional familiar, toda politica humanística tende a se desvair, pelo simples fato de ser uma ação interesseira e não raramente sensacionalista.
O desenvolvimento do aprendizado religioso, o que já em sua natureza um ato de amor, leva o individuo a ter um relacionamento mais intimo com consigo, com Deus e vastos exemplo concreto de humanidade através do doutrinamento. Basta ver o exemplo de um ser mais humano que existiu na face da terra, Jesus Cristo, sendo Deus, nasceu na terra, sendo poderoso se deixou ser humilhado, e foi enviado para morrer por todos os homens com o fim que sejam salvos, dono do mundo e não tinha onde repousar, sem lar alimentou multidões. E deixou o maior dos ensinamentos para tornar o individuo mais humano, quando se torna mais espiritual, Respondeu Jesus: O primeiro é: Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor. Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de todas as tuas forças. E o segundo é este: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que esses. Marcos 12.30-31. Não há nenhuma outra orientação humanística maior que esta.
 Existem outros exemplos fora da bíblia, mas nenhum se voluntariou a morrer por ninguém, por uma causa sim, mas, isto não é humanização é ideal. Jesus Morreu pela humanidade e não por uma causa, ele se deu por completo, por cada um, independente de sua condição social, politica, financeira e etc.
A única fonte que nos levar a ser mais humano é amor.

Nenhum comentário: